Quer ter sucesso em sua loja virtual? Então preste atenção!

Com a consultoria analiso uma quantidade enorme de lojas virtuais por dia e vejo o quanto alguns fatores fazem uma diferença enorme! Somente o fato do mercado de e-commerce estar em crescimento não é garantia alguma de que a sua loja virtual vai “bombar” e que todo mundo vai amar o seu produto/serviço/marca!

É um negócio e precisa ser visto como tal em vários sentidos. O Mercado de E-commerce é bem peculiar e precisa de atenção em vários sentidos.

Alguns itens citados a seguir são fundamentais (e básicos) para que o negócio tenha o sucesso esperado. Verifique se a sua loja virtual não está cometendo algum desses erros e faça a diferença no seu negócio.

  • Planejamento

Como você toma suas decisões? Com base em que? Somente investir em uma loja virtual e deixá-la na web não garante vendas! Tempo em planejamento e estratégias é fundamental para saber como você vai “tocar” seu negócio e para onde quer levá-lo! Para realizar um planejamento de e-commerce é necessário conhecimento deste mercado. Vá atrás disto e transforme esse monte de informações que a internet disponibiliza em conhecimento 😉

  • Segurança

Você colocaria seus dados em um site que não lhe transmite segurança? Então, se a sua loja virtual não tem um certificado de segurança (digital) NÃO transmite confiança e em contrapartida seu cliente não confia e não compra de você! O Google também faz questão de mostrar que sua loja não é segura, preste atenção!

  • Estoque e Prazo

Realizar uma venda e não ter como entregar é quase pior que não fazer a venda! Seu cliente vai ficar insatisfeito e não voltará mais (além dos depoimentos ruins que poderá fazer a respeito de sua loja). Outro cuidado: prazo de entrega muito grande repele clientes.

  • Responsividade

Não é novidade para ninguém que os dispositivos móveis estão tomando conta do mercado. Mas como a sua loja é apresentada neles? Ela deve se adequar às telas destes dispositivos. A experiência do usuário fará sua loja vender mais 😉

  • Conteúdo (SEO)

Você deve ter em mente que o cliente não poderá tocar no produto que você está ofertando a ele. Descrições completas, fotos de vários ângulos e dentro de um contexto, vídeos, informações técnicas, … Tudo que possa ajudar seu cliente a tomar a decisão da compra entram como conteúdo! A otimização destes conteúdos usando estratégias de SEO também são fundamentais para melhorar seu posicionamento na pesquisa do Google.

  • Lentidão

Tem algo que irrita mais que um site lento para carregar? Pois é, seu cliente também acha isso e não curte! Verifique se as suas imagens (produtos, banners, …) não estão muito grandes e por isso a demora. Esta é uma das ações que podem ser realizadas, mas se está com problemas com relação a isto e não sabe resolver, procure alguém técnico que te auxilie.

  • Busca

Procurar algo e não encontrar é frustrante né? Então, facilite a vida do seu cliente e disponibilize uma busca funcional e fácil para que ele encontre o que procura de forma fácil 😉

  • Pagamentos

Você gasta com marketing para trazer o cliente para loja, gasta com um layout “tri bacana” para que ele encontre seus produtos, faz de um tudo para que ele vá até o carrinho, correto? Chegando lá ele não encontra a opção de pagamento que ele gostaria? Abandono na certa! Amplie o leque de opções de pagamento do seu cliente.

  • Carrinho

O fato de ter que preencher um cadastro gigante no fechamento da compra, ter que dar vários clicks para finalizar o carrinho, ou ainda, muitas vezes sair da sua loja e ir para o gateway de pagamento onde deve realizar outro cadastro significa abandono! Outra vez, facilite a vida do seu cliente e implemente um checkout transparente e rápido!

  • Frete

De nada adianta seu produto ser mais barato que o concorrente se o seu frete está nas alturas! Seu cliente busca o melhor custo benefício no todo da sua compra. Se ajude e faça contratos com Correios e outros meios de transporte (normalmente o valor fica mais barato). Um CD bem localizado também faz a diferença nestes valores.

  • Atendimento

Disponibilizar chat, central de atendimento, fale conosco, e-mail, redes sociais e não dar atenção ao cliente que lhe chama e, quando ele o chama, é um “tiro no pé”! Responder rapidamente quando ele precisa é fator importante de atenção. Ainda mais se ele estiver querendo reclamar de alguma coisa 🙁

  • Anúncios, Campanhas, Tráfego

Sua loja virtual ficou “bala” mas, ninguém conhece ela! Um bom planejamento de marketing deve fazer parte de seu escopo inicial. Para converter, sua loja deve possuir tráfego, mas acima de tudo, tráfego qualificado! Não adianta ter milhões de acessos e não efetivar vendas. Se isto ocorrer é provável que seus visitantes são somente curiosos. As campanhas devem atingir seu publico alvo.

  • Carrinho Abandonado

Como você já percebeu, sai caro e dá trabalho trazer o cliente até o seu carrinho de compras! Então, quando ele abandona o processo nessa fase, se interesse pelo que ocorreu. Dê atenção a este cliente que chegou até aqui e vá atrás de respostas e de conversão. Às vezes um cupom de desconto resolve e às vezes é mais simples ainda: e se ele não se sentiu seguro com relação às informações do produto. Fale com ele 😉

  • Analytics

Como você mede sua loja? Com base em que dados você analisa como estão suas campanhas, acessos, ações? Um Analytics bem configurado te ajuda a medir, relacionar, monitorar e até mesmo analisar dados de navegação, tráfego e de interações dos clientes da sua loja virtual. Além do Google Analytics existem outras ferramentas que podem lhe ajudar na análise como o Crazyegg e o Cliquetale. Busque conhecimento!

  • Depoimentos/Reviews/Testemunhos/Avaliações

Todos estes nomes levam a uma definição: o que o seu cliente acha/pensa a respeito do seu produto/serviço/marca! Preste atenção e foque nisto tendo em vista que o cliente está cada vez mais interessado em saber como foi a experiência de outros clientes. Use isso a seu favor e disponibilize opiniões a respeito das experiências em sua loja virtual e com o seu produto. Incentive o seu cliente a avaliar e dizer o que pensa. E se for negativo? Vá atrás e reverta a situação, um cliente impactado neste sentido onde você conseguiu reverter a situação tende a ser um cliente fiel em sua loja.

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